Ermida de Nossa Senhora do Monte Santo


A Ermida de Nossa Senhora do Monte Santo localiza-se no chamado Pico da Figueira, na vila de Água de Pau, concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, nos Açores.

História.

A ermida assinala o local onde ocorreram as aparições de Nossa Senhora a Maria Joana Tavares do Canto, nascida em Água de Pau a 21 de agosto de 1910, filha de Teófilo Tavares do Canto e Isolina Adelaide Soares. À época da Primeira Guerra Mundial, a menina, acompanhada pela amiga, Sofia Paulina, ou ainda na companhia de outras meninas da mesma idade, dirigia-se com frequência aquele pico para fazer as suas orações. Certo dia, a menina, acompanhada pela amiga, terá avistado e conversado com a figura de Nossa Senhora, que lhe terá revelado que voltaria a aparecer.

A notícia terá causado grande alvoroço na comunidade, dando lugar a que uma grande multidão, se dirigisse ao local. No dia 5 de julho de 1918, uma sexta-feira, na parte da tarde, perante cerca de doze mil pessoas, uma extraordinária visão do sol terá deixado entrever as figuras de Nossa Senhora e de Nosso Senhor, de Anjos e até os contornos de uma igreja.

A vidente adoeceu a 18 de setembro seguinte, e previu a sua morte, que teve lugar a 6 de outubro desse mesmo ano.

Para recordar o evento, os pais da menina decidiram edificar uma ermida no local da aparições, que ficou concluída em setembro de 1931, conforme inscrição numa lápide na parte posterior do edifício.

A ermida apresenta um corpo hexagonal. No interior, um único altar, com a imagem de Nossa Senhora do Monte esculpida em Lisboa, e diversas peanhas para várias imagens.

Em 1998, com a devida autorização da Diocese de Angra, foi erguida uma Cruz Luminosa na colina atrás da Ermida pela Fraternidade Missionária de Cristo-Jovem.
-