PARDAL DOS TELHADOS



O pardal-doméstico (Passer domesticus) é uma ave da família Passeridae. A sua distribuição geográfica compreendia, originalmente, a maior parte da Europa e da Ásia, tendo sido introduzido acidental ou propositadamente na maioria da América, África subsariana, Austrália e Nova Zelândia. É actualmente a espécie de ave com maior distribuição geográfica no mundo.

Onde se encontra
O pardal-doméstico está muito ligado às habitações humanas, e encontra-se vulgarmente perto de qualquer aglomerado habitacional humano, perto dos quais esta ave se reproduz facilmente.

Onde nidifica
Faz os seus ninhos debaixo de telhas, em buracos, cavidades, etc., como também pode construir um ninho no exterior, por exemplo em árvores ou arbustos; também é frequente ocuparem ninhos de outras aves.

Aspecto morfológico
Trata-se de um animal com entre cerca de 14–16 cm de comprimento. O macho da espécie possui uma coroa, bochechas e parte inferior do corpo cinzentas e é preto na garganta, parte de cima do peito e entre o bico e os olhos. Durante o Verão o bico torna-se azul, quase negro, e as pernas castanhas. No Inverno, a cor da plumagem é esbatida por tons pálidos e o bico adquire uma cor castanho-amarelada. A fêmea não possui cor preta na cabeça ou garganta, nem coroa cinzenta. A sua parte superior é raiada de castanho. Os juvenis possuem uma cor ainda mais castanha que a fêmea, e o branco é substituído por cor de couro, sendo o seu bico amarelo pálido.

O pardal-doméstico é, por vezes, confundido com o mais pequeno e esbelto pardal-montês, que, no entanto, possui uma coroa castanha e não cinzenta, duas barras de cor distintas nas asas e uma mancha preta em cada bochecha.

Maquina:CANON
Tipo:CANON EOS 350D
Objéctiva:SIGMA APO DG 70-300 mm
Exposição:1/400
Abertura:F/5.6
Iso:400
Dist.Focal:300 mm
Flash:Não
Fotografia de Rui Medeiros
-